Cores no final de ano

Cores no final de ano

As festas de fim de ano já estão acontecendo, que coisa boa! Essa próxima semana vai ser curta e depois, para quem tem recesso, vai parecer que todo dia é sábado! Ficamos até mais leves nessa época de férias e isso se reflete total no que vestimos, sabia?! E por falar em vestir, você já pensou no look do Natal? Existe a tradição das cores que usamos, mas você já se perguntou por que vermelho, verde e dourado?

Para entender melhor, eu busquei resposta no livro A psicologia das cores, da Eva Heller. Diz ela que vestimos esse grupo de cores nessa época do ano porque que são as cores da felicidade: vermelho + verde + dourado (os clássicos natalinos) são usados porque significa dinheiro, amor e saúde e esse é o combo que desejamos no Natal. De uma forma geral, o vermelho nas roupas também traduz segurança, poder, sensualidade e paixão! É a cor mais forte de todas, a última que esquecemos. Enquanto que vestir o verde mostra abertura para comunicação, proteção nos tons militares e nos tons mais escuros e azulados ele transmite nobreza e prestígio. Já vestir algo dourado remete à sofisticação, abundância, durabilidade, luxo e beleza. E aí, são essas as mensagens que você quer transmitir no Natal?

Bom, depois de entender melhor os significados dessas cores clássicas natalinas, vamos aproveitar para aprender os significados das outras cores também, afinal já podemos ir pensando nas cores do réveillon que vem na sequência.

Vamos começar pela cor clássica da virada na sequencia quais que podem complementar o look:

  • Branco: de modo geral transmite status, mas se tiver uma tonalidade fria revela pureza e limpeza e no tom amarelado (off-white) é mais sofisticado.
  • Azul: transmite calma, remete ao trabalho e lazer nos tons claros. O marinho transmite honestidade, tradição e organização, pode até ser conservador demais.
  • Amarelo: transmite criatividade, alegria e espontaneidade, mas também pode passar a imagem de imaturidade e falta de profissionalismo. Em tons quentes e intensos pode aumentar a ansiedade.
  • Preto: transmite formalidade, poder e sofisticação ou ainda pode ser usada para esconder a própria identidade, poucas pessoas usam o preto por estilo.
  • Laranja: transmite coragem, extroversão, vibração, quem usa a cor não se preocupa com a opinião dos outros. Nos tons de coral é mais sofisticado.
  • Roxo: nas roupas por ter sido muito tempo associado à nobreza por conta do pigmento raro, ainda lembra controle. Nos tons quentes comunicam sensualidade sutil e nos mais escuros e frios transmite distanciamento e poder.
  • Rosa: costuma deixar as pessoas à vontade, nos tons claros transmite confiança e no pink comunica paixão e ousadia. Nos tons de pêssego e tangerina são românticos.
  • Marrom: quem veste marrom não querem aparecer e sim se adaptar. Traduz autenticidade e confiança, por ter pigmentos vermelhos comunica sensualidade e deixa as pessoas à vontade. Nos tons escuros comunica estabilidade e nos rosados e nude remete ao status social.
  • Prata: frequentemente citada como cor das coisas pequenas, soma autocontrole, organização, modernidade e responsabilidade.
  • Cinza: transmite credibilidade, eficiência e sofisticação no tom mais escuro e frio. Nos tons mais quentes pode envelhecer, comunicando sisudez.

Assim ficou mais fácil decidir o que usar nas festas de final de ano, certo? Me conta, quais cores você vai vestir?

Referência: https://portallitoralsul.com.br/cores-no-final-do-ano/

Postagem AnteriorPrazer, Marina! Vamos às compras?
Próxima PostagemTem como ficar arrumada de camiseta?